Internacionalização é o processo de ampliação da atuação de uma empresa no mercado internacional, abrangendo desde a importação e exportação de produtos, até a produção de artigos e serviços em outros países.
O frete internacional (ou transporte internacional) é o deslocamento entre dois países regido por um contrato internacionalmente aceito entre as partes contratantes.
Trata-se de um conjunto de regras e padrões internacionais que explicita as responsabilidades do comprador e do vendedor no processo de exportação e importação, como quem é responsável pelo frete, quem deve arcar com o seguro, entre outros fatores.
O frete nacional ocorre quando as relações comerciais são entre duas empresas dentro do território brasileiro.
Estudo fiscal é a Classificação Fiscal de Mercadorias que determina essas e outras informações e, por isso, é tão importante no Comex. Os processos de importação e exportação têm sido renovados para se tornarem mais otimizados
Estudo tributário é Trata-se de uma revisão mais abrangente de procedimentos aduaneiros e procedimentos de comercialização que a empresa está executando no Brasil e que podem ser otimizados, para que uma caracterização merceológica mais precisa seja realizada.
Estudo administrativo é a análise e anuência realizadas previamente à exportação pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e por outros órgãos e agências governamentais.
A proteção cambial é essencial para empresas e pessoas que realizam operações de comércio exterior, também conhecidas como “comex”. Também conhecida como hedge cambial, a estratégia é utilizada para proteger operações financeiras contra flutuações de moeda, reduzindo o risco de perda em transações internacionais.
Os eventos e feiras, além de serem uma grande oportunidade de expor sua marca, os eventos e feiras de comércio exterior são uma ferramenta comercial e de prospecção, e ainda são consideradas um dos principais ambientes para fechar negócios e realizar networking no mundo!
As missões empresariais auxiliam os empresários do Comércio Exterior na internacionalização do seu negócio para que difundam o seu posicionamento com a informação de mercado de serviços potenciais. Sendo assim, poderão perceber o impacto positivo resultado da notoriedade internacional por meio das ações executadas.